quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pão e Circo

 Edimar Dutra

Eu estava lendo alguns artigos sobre história romana quando me deparei com algo curioso, no final do post me respondam: Eu estou ficando maluco?


Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que muitos camponeses perdessem o emprego, e com isso migrassem para a cidade. A cidade não estava preparada para receber tanta gente e o sistema começou a falhar. O imperador, com receio que a população se revoltasse e resolvesse exigir seus direitos, melhores condições de vida etc. Acabou criando uma política chamada "Pão e Circo". Que consistia basicamente em promover combates entre gladiadores (entenda-se carnificina) e distribuição de alimentos como Pão, trigo etc. Com isso, a massa estava ocupada demais para pensar no que era direito, básico, essencial, justo. Foram tantas as festas que em certo momento o calendário passou a ter mais de 175 feriados por ano.

Nesse momento eu parei e pensei: Mas não é isso que está acontecendo hoje no Brasil e no Mundo?
Será que o povo brasileiro não está distraído demais com BigBrother e Bolsa Família (e outros) pra parar e repensar suas atitudes? E se essa distração os impede de estudar, empreender, exigir o seu direito, o certo. Mas também fazer o certo e exercer sua cidadania.

E digo mais, será que não é isso que está acontecendo com o povo evangélico?

Será que nossos Líderes não estão levando cativos os seus rebanhos sob as rédeas da ignorância?

O "Pão e Circo" invadiu nossas igrejas, trazendo $hows, rituais, sincretismo religioso, misticismo barato, amuletos, movimentos que mais parecem competições de artes marciais com direitos a Hadouken e tudo, super valorização do sobrenatural, pisar na Graça e ressuscitar a Lei (arca, shofar, festas judaicas, kipa é mole, quero ver quem quer ser circuncidado), decretar em nome de Deus pra que ele não tenha chance de negar o pedido, oferta, campanha, primícia, campanha, oferta, doe, dê, semeie, patrocine...

E os coitados sem nem ter tempo de calcular quanto lhe foi tirado, só percebem que deram mais do que podiam no final do mês. Estão tão entretidos com o Circo que esqueceram até de ler a Bíblia!

Falando em Bíblia...

Não tenho palavras pra expressar a pobreza e a superficialidade das mensagens que tenho ouvido em nossos púlpitos. A cada dia que passa é mais besteirol. É texto fora de contexto na cara dura. Assassinam a Hermenêutica e a Exegese, desenvolvem interpretações no mínimo ridículas das Escrituras, pregadores falando versículos que não estão na Bíblia, Ministérios de Louvor cujos membros nem lêem a Palavra e cantam músicas que mais parecem sampleadas pela quantidade de repetições e pobreza tanto teológica quanto musical (É proibido pensar), escolas dominicais com aulas massantes sobre temas irrelevantes e descontextualizados (depois cobram presença rsrs). Os Líderes estão ministrando o Pão errado aos membros, pois o que mais se nota é a AUSÊNCIA de Jesus que é o verdadeiro Pão da vida.

 
 
E o povo distraído com o falso pão e o circo, virou massa de manobra de poucos que detém o púlpito e não atenta para o verdadeiro alvo, parece até que voltamos à idade média, só que agora com Bíblias rsrs.

O engraçado é que esses caras ao serem questionados nos acusam logo de "RELIGIOSOS" (defesa padrão, pois não manejam bem a Palavra).




Eis o conselho que vos deixo: Faça como os de Beréia.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11.


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Heb. 4:12.

Por Edimar Dutra

5 comentários:

  1. Sou suspeita para falar, mas como mulher de DEUS e sua vejo as promesas de DEUS se realizando em sua não tenho palavras, porem sei que vamos tomar muitas 9 bordoadasssssssssss) rsrs mas como me disse agora um querido amigo, não tem problema tomar rastera, sabemos estender as mãos para Deus nos levanta vamos levar raquetasdas mas TUDO BEM JESUS ESTA CONOSCO, quen e de Deus vai pelo menos pensar e que não for vai nos bater , mas e dai quem venhan, Deus esta conosco ele e a nossa justiça TI AMOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto caro. Eficaz e coerente.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bom e muito sabio oque você disse(cada palavra),da pra ver que valeu apena as madrugadas acorda estudando a palavra ..

    Boa paizãooooooooo!!

    ResponderExcluir
  4. Edimar,

    Excelente texto. Gostei particularmente de duas colocações suas, que os crentes hj são tão fissurados em rituais que esquecem de ler a Bíblia e que Jesus está muito ausente das pregações. E do mais, seja bereano mesmo!!

    Deus o abençoe.

    Fabio Marchiori
    www.bereiablog.com.br

    ResponderExcluir
  5. parabens pelo texto. define bem as praticas da "igreja" evangelica neste contexto pós-moderno

    ResponderExcluir